sexta-feira, 26 de julho de 2013

BRASIL TALIAN NO ESPÍRITO SANTO



BRASIL TALIAN NO ESPIRITO SANTO

No dia 27 de junho a equipe de produção do projeto do filme-documentário Brasil Talian embarcou para o Estado do Espírito Santo para registrar aspectos histórico-culturais da imigração italiana, especialmente aqueles referentes à língua do Talian, tema principal do documentário.
O Estado do Espírito Santo, assim como os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, registra uma grande leva de imigrantes italianos que fundaram inúmeras cidades a partir do final do século 19, que ainda conservam aspectos culturais e tradicionais dos antepassados que vieram da Itália.
Segundo o produtor do documentário, Fernando Roveda, nós incluímos o Estado do Espirito Santo, justamente pelo grande número de imigrantes italianos que falam o Talian, bem como pelo fato de que é uma realidade ainda pouco conhecida por nós brasileiros. Muitos já perguntaram o que iria fazer no Estado do Espírito Santo com relação aos imigrantes italianos, comprovando que ainda há certo desconhecimento sobre a contribuição desse Estado para com a imigração italiana no Brasil. Os registros serão realizados nas cidades de Vitória, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante, cidades com grande número de imigrantes italianos.
O filme-documentário Brasil Talian está em fase de conclusão de captação dos recursos e tem previsão de lançamento para o mês de outubro de 2013. Se conseguirmos os recursos que faltam para a finalização do documentário, que já conta com o patrocínio do Banrisul, Nordeste Alimentos e Universum do Brasil, gostaríamos de apresentar em outubro aproveitando a inauguração do Leone di San Marco e a assinatura dos gemellaggios com as cidades de Rotzo e Cavaion Veronese, complementa Roveda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário